sábado, 30 de outubro de 2010

Passione...

Ao ler o título deste post, muitos pensarão que perdi o rumo e falarei de novelas. Muito pelo contrário, continuo cada vez mais insistindo no mundo da culinária. Tanto que é que este post é justamente para mostrar minha paixão por este universo tão misterioso e saboroso.

Sempre gostei de filmes e livros em que o suspense estivesse presente. Adoro cenas em que somos nós quem temos que descobrir as coisas, através de pistas, situações, objetos perdidos, entre outros estímulos que nos prendam nas história e nos façam mais um personagem delas.

A fuga da realidade através destes meios é fantástica, mas ao mesmo tempo, precisamos manter os pés no chão e enxergar a realidade com olhos otimistas e críticos.

Hoje decidi fazer algo especial. Não sei o que me deu, mas acordei com uma vontade louca de cozinhar algo diferente, algo que nunca tivesse feito, em casa.

Minha paixão pelo preparo de receitas diferentes começou no início deste ano, através de duas pessoas: Diego Barreto e Vanessa Ogawa, a quem quero agradecer imensamente por terem aberto meus olhos para este universo fantástico.

Desde meados do ano passado, venho tendo interesse em experimentar novos sabores, novos aromas e novas culturas. Por enquanto ainda estou engatinhando neste mundo, mas acredito que em breve conseguirei apreciar diversos tipos de comidas, de várias partes do mundo.

Minha saga neste fim de semana começou ontem, com a preparação de panquecas americanas, que por sinal ficaram deliciosas.


Hoje, algo de estranho aconteceu. Senti uma vontade enorme de preparar macarrão, mas não aquele macarrão pronto que se vende nos supermercados, decidi prepará-lo desde o início.

Ao som de "Amore, Scusami", na voz de Sergio Endrigo, a vontade de preparar este prato tão delicioso que já foi testemunha de vários momentos especiais, não só em minha vida, mas na vida de muitas pessoas, veio de maneira súbita e irremediável.

A clássica cena do filme "A dama e o vagabundo", ah... não preciso dizer muito... apenas que este prato, mais do que um simples macarrãozinho, é algo muito especial, que está presente em vários momentos de nossas vidas.

A clássica receita preparada pela avó, antes que possam imaginar, não, não tenho descendência italiana. Mas o fascínio que tenho por esta cultura é algo inexplicável. Enfim, a receita preparada pela avó, o jantar romântico numa típica cantina italiana, muitos são os fatores para apreciarmos esta receita simples, mas muito saborosa.

Como não sou, ainda, nenhum chef de cozinha, preparei uma receita que venho guardando a muito tempo, na esperança de prepará-la. O molho, também não é algo especial, mas apresenta em si um sabor surpreendente que nos leva à loucura.

Com muito prazer apresento-lhes a receita da Pasta con Passione...


O preparo da massa é bem simples, e para isso você vai precisar dos seguintes ingredientes:
  • 500g de farinha de trigo
  • 6 ovos

Modo de Preparo:
  1. Faça um pequeno "vulcão" com a farinha de trigo, e na "cratera" coloque os ovos.
  2. Misture delicadamente a farinha e os ovos, e amasse até obter uma massa lisa e homogênea.
  3. Com o auxilio de um rolo, abra a massa até que ela atinja uma espessura de, aproximadamente, 2mm.
  4. Se você, assim como eu, não tiver uma massa de macarrão, recorte as bordas da massa e forme um grande retângulo. Enrole a massa sempre jogando farinha para que a mesma não grude.
  5. Com uma faca de serra corte tiras na espessura desejada, e desenrole-as imediatamente.
  6. Quando todas as tiras de macarrão já estiverem feitas salpique farinha sobre elas para que possam secar.
  7. Quando estiverem secas coloque em água fervente e cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos.


Para o preparo do molho, não apresento quantidades, deixo aqui apenas os ingredientes necessários, a quantidade deixo livre para que vocês decidam:
Ingredientes:
  • Tomates
  • Salsinha
  • Cebola
  • Alho
  • Sal
  • Tempero baiano
  • Duas folhas de louro

Modo de preparo
  1. Cozinhe os tomates sem o olho (parte que prende o talo).
  2. Pique a cebola, o alho e a salsinha.
  3. Após cozidos, coloque os tomates em um liquidificador, ou amasse-os com uma colher, garfo, enfim.
  4. Em uma panela, acrescente um fio de azeite, e doure a cebola e o alho.
  5. Acrescente os tomates batidos ou amassados e mexa em fogo baixo.
  6. Acrescente as duas folhas de louro, o sal, a salsinha picada e o tempero baiano.
  7. Se quiser que o molho fique um pouco mais cremoso acrescente um pouco de manteiga ou margarina, ou se preferir um molho mais consistente, salpique um pouco de farinha de trigo ou maisena, e mexa bem para que a farinha cozinhe.
  8. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, abrindo às vezes para mexer um pouco.
E está pronta a Pasta con Passione...

Acredito que este é um ótimo prato para ser preparado para um encontro com a família, ou mesmo para um jantar romântico. O prato por si só já é um grande atrativo, imagine então se preparado por suas próprias mãos.

Um grande abraço a todos.
E buon appetito!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vai uma panqueca aí?

Nada como assistir a um daqueles filmes tipicamente americanos e ficar com água na boca ao ver aquelas belas e saborosas panquecas, regadas à caldas de todos os sabores.

Inspirado nisto, e em tentativa de fuga à realidade eleitoral do país, decidi preparar e experimentar estas delícias.

Com receita simples e objetiva a preparação deste prato matinal rendeu altas risadas às nove da noite. Massa aerada e macia, esse é o segredo. Como disse antes, minha proposta aqui é mostrar minhas peripécias neste mundo fantástico da culinária, e por isso, não me comprometo a passar com precisão de chef os itens imprescindíveis para que uma receita fique boa.

Aqui apresento minhas tentativas, e através do que vivencio pretendo mostrar o quão simples, prazeroso e belo é o universo culinário. Ao melhor estilo da culinária caseira, e do encontro da família ao redor da mesa, decidi preparar as saborosas panquecas americanas.

Prato presente no quotidiano do povo americano, as panquecas são apreciadas em determinados momentos do dia, mas mais fortemente em um horário próximo ao almoço, servindo às vezes como um pequeno almoço que, segundo muitos, é a base para enfrentar os desafios do tão corrido dia-a-dia.

Com ingredientes simples, esta é uma receita que sem dúvida alguma pode ser recomendada para momentos em que é preciso preparar uma comida rápida e gostosa para servir. Não só no nosso dia-a-dia, mas também em encontros, ou pequenas reuniões com amigos.


A receita que preparei é muito simples, e além de tudo bem prática.

Ingredientes:
  • 1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 ovos levemente batidos
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitada de Sal

Modo de Preparo:
  1. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e o sal. Em seguida passe por uma peneira.
  2. Em outro recipiente, misture os líquidos: os ovos, o leite e a manteiga. Misture levemente até que todos os ingredientes se incorporem.
  3. Adicione a mistura líquida à mistura anterior (farinha, açúcar, fermento). Mexa devagar para que a massa fique homogênea e consistente. Se mexer rapidamente a massa ficará líquida e este não é o objetivo.
  4. Quando os ingredientes estiverem misturados deixe a massa descansar por 30 minutos.
  5. Aqueça uma frigideira e unte-a com um pouco de manteiga. Coloque meia concha de massa distribuindo-a em espiral, procurando fazer círculos de diâmetro entre 7 e 10 cm, buscando não deixá-las nem muito grossas e nem muito finas.
  6. Quando a massa estiver firme, vire e frite do outro lado.
  7. Sirva com geléias, mel, ou caldas.

Essa é a dica de hoje, espero que gostem.
Um grande abraço a todos.
E bom apetite.