sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vai uma panqueca aí?

Nada como assistir a um daqueles filmes tipicamente americanos e ficar com água na boca ao ver aquelas belas e saborosas panquecas, regadas à caldas de todos os sabores.

Inspirado nisto, e em tentativa de fuga à realidade eleitoral do país, decidi preparar e experimentar estas delícias.

Com receita simples e objetiva a preparação deste prato matinal rendeu altas risadas às nove da noite. Massa aerada e macia, esse é o segredo. Como disse antes, minha proposta aqui é mostrar minhas peripécias neste mundo fantástico da culinária, e por isso, não me comprometo a passar com precisão de chef os itens imprescindíveis para que uma receita fique boa.

Aqui apresento minhas tentativas, e através do que vivencio pretendo mostrar o quão simples, prazeroso e belo é o universo culinário. Ao melhor estilo da culinária caseira, e do encontro da família ao redor da mesa, decidi preparar as saborosas panquecas americanas.

Prato presente no quotidiano do povo americano, as panquecas são apreciadas em determinados momentos do dia, mas mais fortemente em um horário próximo ao almoço, servindo às vezes como um pequeno almoço que, segundo muitos, é a base para enfrentar os desafios do tão corrido dia-a-dia.

Com ingredientes simples, esta é uma receita que sem dúvida alguma pode ser recomendada para momentos em que é preciso preparar uma comida rápida e gostosa para servir. Não só no nosso dia-a-dia, mas também em encontros, ou pequenas reuniões com amigos.


A receita que preparei é muito simples, e além de tudo bem prática.

Ingredientes:
  • 1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 ovos levemente batidos
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 pitada de Sal

Modo de Preparo:
  1. Misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó e o sal. Em seguida passe por uma peneira.
  2. Em outro recipiente, misture os líquidos: os ovos, o leite e a manteiga. Misture levemente até que todos os ingredientes se incorporem.
  3. Adicione a mistura líquida à mistura anterior (farinha, açúcar, fermento). Mexa devagar para que a massa fique homogênea e consistente. Se mexer rapidamente a massa ficará líquida e este não é o objetivo.
  4. Quando os ingredientes estiverem misturados deixe a massa descansar por 30 minutos.
  5. Aqueça uma frigideira e unte-a com um pouco de manteiga. Coloque meia concha de massa distribuindo-a em espiral, procurando fazer círculos de diâmetro entre 7 e 10 cm, buscando não deixá-las nem muito grossas e nem muito finas.
  6. Quando a massa estiver firme, vire e frite do outro lado.
  7. Sirva com geléias, mel, ou caldas.

Essa é a dica de hoje, espero que gostem.
Um grande abraço a todos.
E bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário